quarta-feira, 9 de maio de 2012

IGREJA TRIUNFANTE - Uma crítica aos críticos da igreja

NÃO PERCA A CONFIANÇA NA IGREJA! Não deixe os críticos e céticos de plantão minar sua esperança! 


O Senhor tem falado ao meu coração sobre esse tema.  Não desfaleçam o ânimo, não se deixem abater pelos escândalos e pelos falsos irmãos! Fortaleçam-se no Senhor, orem, jejuem, consagrem-se ao Senhor! "E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?" (Lc 18:7)

Irmãos, lembrem-se que Jesus deixou-a sob os divinos cuidados do bendito Espírito Santo! E mais, veja o que Jesus disse: "Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou."  (Mateus 10:40). Resumindo, a Trindade acompanha e cuida pessoalmente a Igreja!

Tanto é verdade que João viu teve uma visão da eternidade, e lá viu a Igreja militante, agora triunfante, formada por gente de todas as línguas, tribos, e nações da Terra. (Jo 14; Ap 7:9).


Esses dias um amigo fez ácidas críticas à igreja visível/local, ridicularizou os crentes, zombou das denominações, dos pastores e gabou-se de não fazer mais parte disso que chama-se “meio evangélico”. Mas disse ele, que do seu jeito continua servindo à Jesus, e exaltando o Evangelho enfim. É triste que muitos tenham pensado que podem servir à Jesus sem pertencer ao seu Corpo. Não entre nesse papo, que à princípio parece inteligente, mas é enganoso! Está escrito: "...Se eu te não lavar, não tens parte comigo." 

Veja, nesse diálogo com esse amigo, que congregamos juntos, pregamos juntos, oramos juntos enfim, antes de oferecer questionamentos bíblicos desse comportamento dele, apenas perguntei: "Onde você está comungando do corpo e do sangue de Jesus com demais irmãos? Onde se dá o seu culto de adoração ao Senhor, reflexão na Palavra de Deus, oração, celebração, no mínimo entre dois ou três?”. Ele desconversou, apenas sorriu! 

E é sempre assim. Esses críticos não fazem nada pelo reino de Deus: não evangelizam, não ajudam no sustento dos trabalhadores da vinha, não leiem a Bíblia devocionalmente, não oram, não jejuam, não socorrem as viúvas e os orfãos, etc... Eu conheço alguns deles e falo dessa experiência de conhecer a vida que vivem, que é apenas de buscar a quem alfinetar, eles amam os escândalos, pois isso são lenhas para a sua fornalha oral. Deus os julgará, juntamente com esses que eles sentenciam com suas críticas!

Paulo e os demais apóstolos pensavam e agiam diferente. Eles fundaram congregações locais e pastorearam por um tempo essas pessoas. Quando se ausentaram, escreveram cartas se preocupando com elas, com sua doutrina (diferente do que diz), fidelidade ao Senhor e as Escrituras etc. Estas eram grejas iguaiszinhas as nossas de hoje, com crentes imaturos, carnais, e desobedientes, e que tiveram em seus púlpitos falsos mestres (1Co 3:3; Fl 1:15-17; Gl 1:6). Mas em nenhum lugar vc encontrará os apóstolos desqualificando essas igrejas locais, dizendo que eram irrelevantes, que nao precisamos delas, etc. E sabe pq? PQ a igreja visível é necessária, é ela o ajuntamento de pessoas fracas, falhas, etc, mas é nela que se dá o aperfeiçoamento dos santos (At 15:41; 16:5; Ef 4:2).

Esse papo de Igreja e "igrejas" não existe. Só o Senhor sabe quem são os seus escolhidos, enquanto isso é na igrejas locais, nas denominações que nos reunimos, congregacoes formais ou informais. É claro que temos problemas graves, denominações evangélicas complicadas, com líderes amantes de si mesmos, cujas convenções decidem politicamente e sem muitas vezes pensar como igreja, com o reino de Deus em prioridade. Mas isso faz parte do processo, esse é o joio e o trigo caminhando juntos. Jesus usou essas figuras reais, porque a igreja é real, são pessoas reais, e não essa abstração que se coloca como igreja.
Dentro disso, como entender 1Co 3:1-15??? É essa igreja visível militante e cheia de problemas que estará diante do Cordeiro prestando contas, e sendo pesada na balança do Justo Juiz. 



Veja ainda o que diz o cap. 4 e v. 5: "Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor."


PS: Uso esta imagem da campanha Seja Luz da JMN - Junta de Missões Nacionais pois a mesma cai apropriadamente ao contexto desse meu artigo!

Um comentário:

Unknown disse...

Muito bom Jamierson, gostei do seu site especialmente deste post pois tenho visto, e fico muito preocupado, percebe-se que muitos estão cambaleando na mão desses críticos que parecem estar sendo usados pelo inimigo para tirar pessoas da Igreja.
Abraços

O ACORDO DE PAZ, ISRAEL X ANTICRISTO

Vamos especular um pouco e deixar os amilenistas e preteristas doidos? Até porque ninguém é de ferro kkk... O mundo foi surpreendido hoje (1...