quarta-feira, 29 de agosto de 2012

YOGA, ACUPUNTURA - O CRENTE PODE PRATICAR?

AMIGOS, tendo participado do programa "VEJAM SÓ" apresentado pelo reverendo Eber Cocareli, na RIT (www.vejamso.com.br) debatendo o tema "Yoga, Tai Chi Chuan, Acupuntura. O crente pode praticar?", fiz algumas citações de mestres (lea-se teólogos) do assunto para respaldar minha posição que tais práticas não são compatíveis com a fé cristã. 

Muitos me escreveram no e-mail jamiersonsp@gmail.com e na seção de comentários do site do programa, pedindo essas citações. Então publico aqui um resumo do assunto e essas opiniões.

Conforme vcs lerão, apesar de opiniões divergentes, aqueles que são considerados as maiores autoridades do assunto concordam com o cerne espiritual e místico da prática, considera um ritual hindú.

Além disso, copio aqui tópicos que tratei na minha defesa. Tão logo o video do debate esteja disponível, carregarei no Youtube para vcs. 

“Na atual onda de popularidade que o Yoga está vivendo, constatamos com facilidade que uma grande ênfase é dada à prática dos ?sanas, em detrimento do real objetivo, que é mok?a. É preciso ter muita consciência e saber exatamente o que se busca ao fazer ?sana, e para que se pratica. Se não for assim, corre-se o risco de que o ego cresça em proporção direta ao aumento da flexibilidade. palavra corpo, em sânscrito, se diz shar?ra, que vem do radical shri, ‘desintegrar-se’, ou seja, ‘aquilo que decai’. Então por que o apego a algo que irá inevitavelmente desintegrar-se? Vaidade?” (Prof. Pedro Kupfer)

“Uma pessoa em uma cadeira de rodas pode fazer ioga tão bem quanto eu. O trabalho é espiritual. Ao fazer um asana, o iogue deve respirar pensando em seu eu-divino e oferecer a Deus o que estiver fazendo. Por isso, o asana tem que ser perfeito, pois é um exercício de devoção. A finalidade principal de um ásana é sempre de natureza mental. Vencendo a inquietude e a fragilidade da mente, facilitam a concentração criando condições de administrá-la. No entanto, as conseqüências benéficas sobre o corpo não são menos profundas. No psíquico como no físico, os ásanas melhoram os que os praticam.” (Prof. Hermógenes)

“O Yôga não visa  resolver as mazelas do trivial diário, mas sim a grande equação cósmica da evolução. Nele estamos conectados com o divino.” (Mestre DeRose)

“A meta última da prática de yoga é ver o Senhor dentro de si, quem é consciente de Krsna (Krisna) já é o melhor dos yogis. Esta é a maneira de deixar os sentidos sob completo controle. Aliás, esta é a mais elevada perfeição da prática de yoga.” (Bhaktivedanta Swami Prabhupada)

“Não existe hinduísmo sem yoga e não existe yoga sem hinduísmo.” (Rabi R. Maharaj, ex-hindu convertido)
“Criada há cerca de cinco mil anos no lugar onde hoje é a Índia, a ioga é uma filosofia de vida (leia mais no quadro à pág. 107). Seu princípio fundamental é o de facilitar a conexão do corpo com a mente, entendidos como uma coisa única, indissociável. Não é por outra razão que, em sânscrito, a língua usada em rituais do hinduísmo, a palavra ioga remete ao significado de atrelar. Para que isso seja possível, ela se apoia em recursos como a meditação, a respiração profunda e a execução dos ásanas, posturas corporais inspiradas em animais ou em outras referências da natureza.” (Revista IstoÉ)

“Dentro do conhecimento cristão que eu já tinha adquirido, sabia que o Yoga estava de baixo de uma autoridade maligna, metade dele é filosófico e metade é prático. Então, quando você se refere à prática, ela não tem contaminação nenhuma, porque é uma atividade... Querendo ou não esta prática está vinculada a uma doutrina, quando não há uma divindade por trás, há uma filosofia humana, ateísta, de não acreditar num Deus, do ser humano ser o seu próprio "deus"; ou ligada a uma forma de ver Jesus Cristo com mais religiosidade e dentro de um contexto onde tudo é liberado como "todos os caminhos levam a Deus pai. Não havia nada verdadeiramente cristão [que apresentasse Jesus Cristo como único caminho] e quando eu comecei com o projeto dentro do ministério, eu queria que uma igreja cobrisse o trabalho e resgatasse o Yoga. Que o corpo de Cristo, a partir daquele momento, declarasse que o Yoga estava de baixo de cobertura.” (Áurea Camargo, site Guia-me) 
Acrescentei aqui a opinião da própria professora Aurea, que participou comigo no debate, como prova que ela admite que a Yoga é mística na sua origem, embora hoje ela acredite ser possível dessagralizá-la desse caráter religioso. A entrevista foi dada ao site Guia-me, e vc pode ler na íntegra aqui).


MINHAS ARGUMENTAÇÕES:
  • Desde a década de 50, estamos sendo bombardeados por uma influência do movimento missionário de religiões orientais no Brasil: budistas, hare-krishnas, hindus, meditação transcendental, medicina holística, novelas, artistas conversos etc. 
  • Em nome dos benefícios físicos, (NÃO) vale qualquer coisa? Danças cerimoniais/rituaísticas tribais, as 5/9 posições islâmicas (genuflexão)+ recitações, etc. Paulo em 1Co 12.6 dá a receita para  o cristão preocupado em agradar a Deus.
  • Temos que tomar cuidado com os limites da contextualização, que pode nos levar a cair no perigo do sincretismo.  2Co 6.17
  • A Queda, afetou profundamente toda raça humana, e em todas as culturas há coisas profanas criadas por Satanás, que não é possível redimir: Rm 3.23 / Ef 2.1-3
  • A separação de Israel das nações pagãs: Gn 12.1,2 / Ex 19.5 / Lv 20.23,26
  • A Igreja é também um povo eleito e separado:  Ef 5.8,11 / Hb 12.1 / 1Pe 2.9
  • 3 maneiras de MEDITAÇÃO no contexto bíblico judaico/cristão: Na Sua Palavra (Sl 1.2); na Sua obra (Sl 63.6) e na própria pessoa de Deus (Sl 143.5). Nunca no "nada", nunca no "EU" humano.
  • Importância da atividade física, sem necessidade de apelar para yoga etc: Microterapia, Caminhada,etc.

SOBRE SUBMETER-SE À TÉCNICA DE ACUPUNTURA

Acho biblicamente complicado e também não recomendo. Mesmo com os testemunhos de resultados positivos, convêm lembrar que os mapas de meridianos (canais) usados para equilibrar as energias, baseam-se em conceitos/revelações religiosas do taoismo chines, como os cinco elementos, o tao (equilíbrio entre yin e yang), o fluxo de chi (a grosso modo traduzido como energia vital) e xué (a grosso modo traduzido como sangue), zang (traduzido como órgão por inexistência de palavra adequada) e fu (literalmente oco, mas geralmente traduzido como víscera).

Dai surge outra pergunta: Que energias são essas? Segundo a medicina chinesa, são memórias energéticas provenientes dos antepassados, do universo, dos alimentos, do ar, dos seres vivos, etc.

O que tem isso de científico? Creio que na busca de cura de nossos males da saúde, temos alternativas médicas, além da fé, obviamente.

Veja, outra coisa pesa nessa avaliação negativa que faço é a não unanimidade da classe científica, veja aqui esse artigo: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saude/sd1004201101.htm

E mesmo que tivesse aprovação unânime da classe médica, ainda não aceitaria por causa desse pano de fundo místico. Em caso de dúvidas, fico com 1Co 12.6.... afinal, chá do Santo Daime, cirurgia espiritual, e outras mandingas também dão testemunhos de cura e milagres!

4 comentários:

willian disse...

olá, gostaria de saber se um cristão pode praticar pilates? Ele também é considerado de outras religiões?

Unknown disse...

Cara, o cristão está morto! O cristão não pode nada!! Por isso não sou cristão! Ainda bem que não preciso argumentar com cristão, prefiro falar direto com Jesus, é bem melhor...

Anônimo disse...

Descubra dentro de si o tamanho de sua ignorancia

Anônimo disse...

O "slogan" do Yoga é (ou pelo menos é o que popularmente se ouve): corpo, alma, mente. Logo, obviamente está intimamente ligado a praticas espirituais ... por isso nunca me interessei por essa pratica. Contudo, as tecnicas de alogamento (por exemplo) do Yoga são muito boas, e, por isso, largamente usadas como base (ou inspiração) em diversos programas de condicionamento fisico. Dai minha pergunta: até que ponto as praticas da Yoga influenciam seu praticante: caso um programa de exercicios (comum) tenha posturas corporais que lembrem o Yoga quer dizer que é maléfico?

O ACORDO DE PAZ, ISRAEL X ANTICRISTO

Vamos especular um pouco e deixar os amilenistas e preteristas doidos? Até porque ninguém é de ferro kkk... O mundo foi surpreendido hoje (1...